LIONS  CLUBE  DE  FRANCA  -  CENTRO
Distrito LC-6 Regiâo "E" Divisão E-3

Registro Lions Internacional: 017.259
Data da Fundação
:   20/09/1958
Carta Constitutiva:   23/10/1959
Utilidade Publica: Lei Federal Dec. 5575 - Dez/69
Lei Municipal 1621 - Jun/68
Clube Padrinho: Lions Clube de Rio de Janeiro Lagoa

                    Clubes Afilhados: 
Lions Clube de Ribeirão Pretro - Centro
Lions Clube de Batatais
Lions Clube de Franca - Sobral
Lions Clube de Franca - Imperador
Reuniões às quartas-feiras - 20 horas
CNPJ: 45.309.614/0001-98
Rua: Igarapava, 500 Cep 14405-050
     

 

    

Instrução Leonistica

Instruções Leonísticas

CoÉÉ sabido que em Lions, a Instrução Leonística é parte obrigatória em uma Assembléia Geral de Clube, uma vez que ela visa esclarecer seus fundamentos e por isso, versar sobre temas que contemplem o Leonismo.

Vários estudiosos do movimento, afirmam que o conhecimento do leonismo é o fato principal da retenção do associado, pois não se ama aquilo que não se conhece., donde se conclui que a base da vitalidade de um Clube está fundamentada no grau de conhecimento que têm seus associados sobre o movimento.

As Instruções Leonísticas podem ser classificadas como do tipo histórico, filosófico, doutrinário ou administrativo e sua exposição pode ser feita por palestras, mesas redondas, fóruns, artigos de boletins, jornais ou livros especializados.

A Instrução visa esclarecer aos Leões os princípios do Leonismo, ensinar-lhes o funcionamento das organizações administrativas da Associação, Distrito e Clubes, dar-lhes conhecimento da história e tradições do movimento.

Também visa repassar experiências adquiridas na vivência do leonismo. Estas experiências poderão ser do tipo administrativo (analisando as causas de sucesso ou insucessos da administração de clubes), ou do tipo de atividades (quando são analisadas as campanhas, seus sucessos, pontos fracos, modo de realização, etc).

Elas têm ainda o objetivo de abordar temas doutrinários, transmitir aos Leões o entusiasmo necessário e manter viva a chama do Leonismo em seus corações.

As Instruções filosófico-doutrinárias são aquelas que versam sobre temas da Filosofia Leonística e cujo principal objetivo é convencer pessoas a ingressar no Leonismo (quando, por exemplo, é endereçada a grupo disposto a constituir novo Clube) ou tem objetivo de renovar o entusiasmo dos Leões. Temas como: Código de Ética, Objetivos do Leonismo, Nós Servimos, Lions e a Comunidade, servem de exemplo.

As Instruções do tipo histórico são realizadas com o objetivo de informar os Leões da vida da Associação Internacional de Lions Clubes, do Distrito ou do Clube ou versam sobre a vida das personalidades do movimento.

Instruções Administrativas visam informar sobre a mecânica e da estrutura do leonismo.

Por outro lado, a qualidade principal da Instrução Leonística é a clareza da exposição do tema. É necessário que seja concisa para não cansar, porém a duração deve variar com a ocasião de sua apresentação.

Em Fóruns Leonísticos, poderão ser mais extensas porque aí os Leões estão reunidos com o único propósito de ouvir o instrutor. Mas, mesmo assim, o tempo não poderá ser excessivamente longo.

A Instrução poderá ser ministrada por qualquer Leão, seja qual for o seu grau de conhecimento leonístico. Basta para isso que realize bom trabalho de pesquisa para se atualizar com o assunto abordado. É até recomendável que os Leões novos sejam incumbidos de realizar Instruções Leonísticas, o que os induzirá a pesquisa e se auto-instruir, e, principalmente, despertará seu interesse para com o Leonismo.

Recomenda-se que a instrução deve ser lida e sem constrangimento, inclusive as redigidas por terceiros, porque o importante é o fato de instruir.

 * PDG José Aristóteles Falcão  -  Governador do Distrito LA-3  - Ano Leonístico 1996/1997  -  E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.